Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Aplicações Informáticas B
Por Administrador (Professor), em 2014/01/20604 leram | 0 comentários | 195 gostam
A disciplina de Aplicações Informáticas B é uma das disciplinas opcionais do currículo educativo do 12.º ano.
Esta não pretende ser um complemento de generalidades de saberes, associados às Tecnologias da Informação e da Comunicação, mas estabelecer-se como um complemento de formação nesta área, direcionando os saberes dos alunos para aplicações específicas da sua esfera de conhecimentos e abrindo pistas e horizontes no sentido de conhecerem as soluções computacionais existentes e as suas áreas de aplicação.
Iniciámos o ano letivo com a primeira unidade “Introdução à programação”. Aprendemos a distinguir as linguagens naturais das linguagens formais e compreendemos que as linguagens de programação não são mais do que um conjunto de palavras utilizadas na escrita de programas, de acordo com um léxico próprio, sujeito a uma determinada estrutura. Abordamos os vários conceitos inerentes à criação de algoritmos e colocámo-los em prática, elaborando algoritmos em linguagem natural, em fluxograma e em pseudocódigo para determinados problemas. Posteriormente, centramo-nos na programação orientada aos eventos, através da utilização do Visual Basic. Neste tipo de programação, o fluxo do programa é determinado pela ocorrência de eventos, ou seja, ações externas ao programa que podem ter diversas origens, conforme a utilização que se pretende dar à aplicação. No nosso caso, os eventos tiveram origem na interação do utilizador com o programa.
Terminamos o primeiro período com a segunda unidade “Introdução à Teoria da Interatividade”. Através desta temática, compreendemos que a interface homem-máquina nem sempre foi o que é agora e que, atualmente, é cada vez mais habitual, permanecermos em ambientes virtuais, interagindo com eles fisicamente e, por vezes, emocionalmente, como se estes fossem reais.
O segundo período iniciar-se-á com a participação no Projeto Escola da Minha Vida, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, no qual os alunos, com base num tema à sua escolha, criarão uma página em HTML. Posteriormente, focar-nos-emos na unidade três “Conceitos básicos de multimédia”. Através desta, vamos compreender o conceito de multimédia, caraterizar os diferentes tipos de média existentes, diferenciar os modos de divulgação de produtos multimédia, distinguir aplicações lineares de não lineares e os tipos de produtos multimédia.
Ainda no segundo período, iniciaremos a unidade quatro “Utilização do sistema multimédia”. Realizaremos uma abordagem teórica à cor digital, à geração e à captura de imagem e recorreremos à utilização de um programa de desenho. Por fim, serão caracterizados os formatos de ficheiros de texto.
No terceiro período, daremos continuidade ao estudo da unidade quatro. A temática abordada será o som e a mesma incidirá na caracterização de formatos de ficheiros de som e no conhecimento de software de captura, edição e gravação de som num suporte ótico. Para completar o leque de ferramentas multimédia, analisaremos os conceitos inerentes à produção de vídeo, nomeadamente, os standards, a compressão e a necessidade de codecs, o software de captura, de edição e de gravação num suporte ótico. A unidade quatro terminará com a abordagem da temática “Animação Digital 2D”, nomeadamente a utilização de um programa específico desta área, identificando técnicas e métodos importantes.
Para finalizar o ano, os alunos realizarão ainda o livro de curso do 12.º ano, sendo que, inicialmente, cada aluno construirá a sua página com as suas informações pessoais e as dedicatórias escritas pelos colegas, em colaboração com a disciplina de Português e, posteriormente, todas as páginas darão origem ao livro final.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe