Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Orientação Vocacional
Por Administrador (Professor), em 2014/01/09558 leram | 0 comentários | 208 gostam
Na semana de arranque do 2.º período letivo, foi lançado o convite, aos Encarregados de Educação e respetivos educandos do 9.º ano de escolaridade, para que participassem numa sessão dinamizada pelas psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação.
Esta teve como objetivo prestar esclarecimentos acerca das características do processo de Orientação Vocacional, assim como, de partilhar opiniões, ideias e reflexões, procurando-se eliminar eventuais dúvidas e preocupações relativamente aos passos que se seguem à conclusão deste ano letivo.
A escolha de uma área de estudos a aprofundar no Ensino Secundário assume-se como uma tarefa exigente e com implicações nas opções formativo-profissionais futuras, apelando ao crescimento, ao perspetivar do futuro e ao assumir de responsabilidades. Neste âmbito, assim como, na generalidade do desenvolvimento dos filhos, as figuras parentais desempenham um papel fundamental, sendo inquestionável que os pais que procuram conhecer as realizações e o desempenho escolar dos filhos, o modo como se relacionam com os colegas, os seus gostos e preferências e que os incentivam à exploração de opções formativas, assumem um efeito significativo nos importantes processos de tomada de decisão. Deste modo, embora a escolha de um curso do Ensino Secundário seja uma tarefa a ser realizada por cada aluno, uma importante parte dos contributos para que este se sinta seguro e confiante têm origem no apoio parental. Ao longo desta sessão procurar-se-á: (1) clarificar em que consiste um processo de Orientação Vocacional e quais os resultados que se esperam alcançar, (2) refletir acerca do papel que os pais podem assumir no apoio à exploração vocacional, no sentido de apoiar a tomada de decisão quanto à inscrição no processo de Orientação Vocacional.
Num contexto social em evolução e marcado pela reformulação da economia global, um processo de Orientação Vocacional não pode circunscrever-se à aplicação de testes (psicotécnicos; vocacionais; de tipos de inteligência) para, em função dos resultados, conduzir as escolhas formativo-profissionais dos alunos, nem simplesmente, o ensino de tarefas a cumprir para a tomada de decisão. As sessões de Orientação Vocacional, enquanto processo interpessoal de apoio à construção individual de uma narrativa formativo-profissional, implicam o envolvimento efetivo dos alunos e das suas pessoas significativas, assim como, o estímulo à adoção de comportamentos de exploração, à vivência de experiências, à partilha, à reflexão e à capacidade de atribuir um sentido dotado de identidade. Deste modo, contamos com a participação de todos os alunos do 9.º ano e respetivos pais/Encarregados de Educação no arranque deste processo.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe