Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Francês
Por Administrador (Professor), em 2015/05/27982 leram | 0 comentários | 287 gostam
Petit à petit, os alunos do sétimo ano do Colégio de Amorim têm vindo a adquirir competências da língua francesa. Porém, tão importante como a aquisição de competências é o conhecimento cultural.
Assim, motivando para a cultura e para a civilização do mundo francófono, no início do ano letivo, os alunos foram levados a pesquisar e a investir na busca de informação sobre os países de expressão francesa, elaborando uma exposição denominada: “La France dans le monde”. O resultado superou as expetativas, uma vez que foi possível apresentar uma vasta gama de souvenirs, de posters, de folhetins informativos, de mapas, de dicionários e de enciclopédias.
A famosa “Fête des Rois” marcou o início do terceiro período. Nesta, os discentes foram informados sobre a simbologia da celebração e levados a degustar a tradicional “galette des Rois”, sentindo-se mais perto do quotidiano francês.
A estrear o mês de fevereiro, festejou-se a “Chandeleur”, ou a senhora das candeias. A quadra ficou marcada pela confeção de dezenas e dezenas de crepes, fazendo as delícias de todos. Seguiu-se, depois, juntamente, com os alunos de Inglês, de Português e de Espanhol, a comemoração do Dia dos Namorados, altura em que se redigiram e distribuíram postais e cartas de amizade.
Encerrando o ano letivo, a cultura francófona voltará a marcar lugar nos bares temáticos, com a abertura do Bistrot. Neste promove-se a gastronomia e a cultura francesas, com uma panóplia de sabores, que nos levam a viajar até ao país de origem. Decorado com as cores da República francesa (azul, branco e vermelho), permitirá, por um lado, desenvolver nos alunos atitudes de abertura a uma realidade cultural e gastronómica diferente e, por outro, através dos cartazes e da informação divulgada, enriquecer os seus conhecimentos e interagir com as docentes de Francês, no que concerne aos produtos expostos e à cultura francesa.
Mas como não só de aspetos culturais se faz o currículo da disciplina de Francês, os conteúdos lexicais e gramaticais são alvo da nossa máxima atenção, no dia a dia. Por conseguinte, no final do terceiro período, ter-se-ão abordado todos os conteúdos das unidades: 0 a 5, tratando temáticas tão diversificadas como a francofonia, a identificação pessoal, as preferências, as nacionalidades, a família, a casa, os amigos, o corpo e o vestuário, a escola, a rotina diária e os hábitos alimentares e de higiene pessoal.
Até à data, o balanço do trabalho desenvolvido com as turmas é positivo, constatando-se que os alunos se encontram muito motivados, com sede de aprender mais e mais sobre a língua, cultura e civilização francesa e sendo globalmente excelente a avaliação dos discentes de francês.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe