Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Correntes d’Escritas no Colégio de Amorim
Por Administrador (Professor), em 2013/04/081700 leram | 0 comentários | 1119 gostam
De 21 a 23 de fevereiro, no concelho da Póvoa de Varzim, realizou-se a XIV edição do Correntes D’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, dirigido a todos aqueles que gostam de ler e que se interessam pela literatura.
No evento, estiveram presentes cerca de meia centena de escritores que, entre a participação em mesas de debate, as visitas às escolas de Ensino Básico e Secundário existentes no concelho e o lançamento de livros, proporcionaram ao público presente agradáveis momentos de reflexão sobre o papel do escritor na sociedade.
No âmbito da realização deste evento, o Colégio de Amorim recebeu, no passado dia 21 de fevereiro, o escritor Ivo Machado, que esteve à conversa com os alunos do 7.º ano.
Ivo Machado é oriundo da Ilha Terceira, nos Açores, e nasceu em 1958. Foi neste local que publicou os seus primeiros poemas. Alguns anos mais tarde, em 1987, deixou a sua terra natal e decidiu ir instalar-se nos arredores do Porto. O seu primeiro livro serviu de inspiração a Fernando Lopes-Graça, que tornou sete dos seus poemas em canções líricas, tendo-lhes dado o nome de Sete Breves Canções do Mar dos Açores.
A sua vertente de escritor foi-se desenvolvendo de dia para dia, sendo que uma das suas experiências mais marcantes ocorreu em 2007, quando aceitou submeter-se à vida de clausura num mosteiro de clarissas, nascendo desse recolhimento Poemas do Convento.
Ao longo dos anos, tem vindo a colaborar em diversas revistas literárias, a participar em encontros de escritores em Portugal, Espanha, Itália, Brasil, Bósnia-Herzegovina e Estados Unidos e a realizar leituras da sua poesia em diversos países.
Publicou alguns livros de poesia, nomeadamente:
• Alguns Anos de Pastor (1981);
• Três Variações de um Sonho (1995);
• Cinco Cantos com Lorca e Outros Poemas (1998);
• Adágios de Benquerença (2001); Os Limos do Verbo (2005); Verbo Possível (2006);
• Poemas Fora de Casa (2006);
• Quilómetro Zero (2008);
• Tamujal (2009);
• Animal de Regressos (2011).
Produziu, igualmente, outros estilos literários, destacando-se a peça de teatro O Homem que Nunca Existiu (1997) e a novela Nunca Outros Olhos Seus Olhos Viram (1998).
Recentemente, em 2011, lançou o seu primeiro livro infantil A Menina Que Queria Ser Bailarina.
Em nome de toda a comunidade escolar, agradecemos ao escritor a sua disponibilidade e não podíamos deixar de dirigir uma palavra de apreço e de congratulação à Câmara Municipal da Póvoa de Vazim, por realizar, anualmente, esta atividade, dando vida ao livro, à leitura e à escrita!


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe