Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Concurso “A minha escola adota..."
Por Administrador (Professor), em 2013/07/091534 leram | 0 comentários | 1063 gostam
No âmbito do concurso A minha escola adota: um museu, um palácio, um monumento…, promovido pela Direção Geral da Educação, o Colégio de Amorim adotou o Museu de Rendas de Bilros de Vila do Conde, com o objetivo de promover o património local.
O Museu das Rendas de Bilros encontra-se instalado, desde 1991, na Casa do Vinhal, um edifício de ancestrais ligações às Rendas de Bilros, uma vez que foi neste local que se encontrou instalada a primeira Escola de Rendas de Bilros, em 1919. Apesar deste tipo de arte, ao longo dos anos, não ter merecido grande notoriedade, destaca-se a abertura deste Museu como um contributo bastante significativo para a sua preservação. Este museu é do conhecimento e agrado dos alunos do concelho, sendo visitado anualmente. Esta situação permitiu que a escolha recaísse automaticamente sobre o mesmo.
Os alunos do sétimo ano de escolaridade, embebidos neste espírito de arte, desenvolveram trabalhos criativos na área das artes performativas e da multimédia. Desta forma, na área da Multimédia, foram elaboradas apresentações em PowerPoint sobre o Museu e os conceitos relacionados com as rendas (motivos, pontos e utensílios de trabalho), com base em pesquisas efetuadas na Internet e na informação que nos foi facultada pela referida instituição. Na área das Artes Performativas, os alunos, inspirados nas imagens que nos foram facultadas sobre os motivos das rendas de bilros e nas pesquisas realizadas, deram asas à sua criatividade e criaram desenhos alusivos a esta temática.
A criatividade e a motivação dos alunos foram bastante apreciadas pelo Museu, uma vez que, após a avaliação por parte desta instituição, todos os trabalhos foram aprovados e submetidos ao concurso a nível nacional.

Realizado por: Prof. Daniela Sousa


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe