Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Geografia
Por Administrador (Professor), em 2014/05/23439 leram | 0 comentários | 139 gostam
A Geografia, tal como as outras Ciências Sociais, tem como objeto de estudo a “realidade” mas a sua originalidade advém do tipo de questões que coloca, numa visão que interrelaciona os fenómenos físicos e humanos com o espaço onde estes ocorrem.
Se é verdade que a Geografia desempenha um papel importante na preparação dos jovens para a vida do dia-a-dia e lhes fornece uma informação correta sobre o mundo atual, também é um facto que os prepara para tomarem decisões e agirem socialmente.
No sétimo ano, inicia-se o estudo da Geografia enquanto ciência, definindo o seu objeto e método de estudo. Posteriormente, procede-se ao estudo de uma ciência próxima da Geografia, a Cartografia. Esta assume uma especial importância, pois os mapas são a forma mais eficaz de representar espacialmente a informação e, por isso, constituem a ferramenta de trabalho mais importante da Geografia. Nesta temática, irá analisar-se a importância dos elementos fundamentais dos mapas e a realização de problemas com escalas. A partir do segundo período, a Geografia Física foi o tema central, através do estudo dos elementos climáticos, das principais formações vegetais e das formas de relevo. Desta forma, pretendeu-se dotar os alunos de conhecimentos teórico-práticos que lhes permitam perceber as regras pelas quais o meio natural se rege. Esta matéria terá continuidade no terceiro período, concluindo-se o ano letivo com o estudo do tema “Riscos e Catástrofes”, onde se irão analisar as principais catástrofes naturais e o efeito que estas exercem sobre o Homem.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe