Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Português
Por Administrador (Professor), em 2014/07/08553 leram | 0 comentários | 217 gostam
Ao longo deste ano letivo, nas aulas de Português, estudámos várias obras. Começamos com o estudo de uma obra de autor estrangeiro, A Pérola, de John Steinbeck. No segundo período, também no âmbito do texto narrativo, estudámos o Conto da Ilha Desconhecida de José Saramago. Por fim, e para melhor compreendermos as características do texto dramático, analisámos Falar a Verdade a Mentir, de Almeida Garrett. O estudo desta obra levou-nos ao teatro, de forma a melhorar a nossa compreensão sobre a mesma e “conhecermos” de perto Duarte: um jovem da alta sociedade, que pretende casar com uma donzela de “boas famílias” e que tem por hábito não dizer uma palavra que seja verdade. Foi uma experiência gratificante, uma vez que foi do agrado dos alunos e facilitou a compreensão da obra em questão. Paralelamente, foram lecionados alguns conteúdos gramaticais, como por exemplo, funções sintáticas, classes de palavras, processos de formação de palavras, coordenação e subordinação, relação entre palavras.
Ao longo do ano foram, de igual forma, trabalhados diferentes tipos de texto, tais como a notícia, a reportagem, o guia turístico, o verbete de enciclopédia, a entrevista, bem como, o texto de opinião, o texto descritivo, entre outros.
Para este final de ano, reservamos o estudo do texto poético que tem levado os alunos a apurar a sua sensibilidade na análise da expressão de sentimentos e na descodificação das diferentes significações lexicais que os vocábulos podem adquirir neste tipo de texto.
E assim se trabalha esta língua tão especial que é a nossa língua portuguesa!


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe