Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Francês
Por Administrador (Professor), em 2014/07/08438 leram | 0 comentários | 97 gostam
Réussir é palavra-chave para os alunos dos oitavos anos do Colégio de Amorim, que com uma carga horária de apenas noventa minutos semanais, se aventuram na aquisição de competências científicas e no conhecimento cultural/ civilizacional.
No início do ano letivo, os alunos foram levados a rever os conteúdos lecionados no ano anterior na unidade “Vive la Rentrée”, seguidamente foram conduzidos às unidades um, dois e três nomeadamente, “Les Vacances sont finies”, “Entre Amis”e “La mode et moi”. Estas facultaram o conhecimento do uso do passe composé e do imparfait na descrição das férias e na narração das vivencias entre amigos, e do uso do discurso direto e indireto, na expressão das diferentes preferências de moda e estilos.
A comemoração da famosa “Fête des Rois”, assinalou o início do segundo período. Nesta, os discentes foram informados sobre a simbologia da celebração e levados a degustar a tradicional “galette des Rois”, sentindo-se mais perto do quotidiano francês.
Marcando o início do mês de fevereiro, festejou-se a “Chandeleur”, ou a senhora das candeias. Confecionaram-se dezenas e dezenas de crepes, fazendo as delícias de todos. Seguiu-se, juntamente, com os alunos de Inglês, de Português e de Espanhol, a comemoração do Dia de São Valentim, altura em que se redigiram e distribuíram postais e cartas de amizade. Em termos de conteúdos da língua, foram abordadas as unidades quatro e cinco, designadamente “Mon argent de poche” e “Je fais dês courses”, apelando à necessidade de racionalizar as despesas e economizar no dia a dia. Por outro lado, foram tratados os conteúdos gramaticais, expressão de causa, de negação e a comparação.
Finalizando o ano letivo, a cultura francófona voltou ao rubro nos bares temáticos, com a abertura do Bistrot. Aqui, promoveu-se a gastronomia e a cultura francesas, com uma panóplia de sabores, que nos levaram a viajar até ao país de origem. Decorado com as cores da República Francesa (azul, branco e vermelho), permitiu, por um lado, desenvolver nos alunos atitudes de abertura a uma realidade cultural e gastronómica diferente e, por outro, através dos cartazes e da informação divulgada, enriquecer os seus conhecimentos e interagir com as docentes de Francês no que concerne aos produtos expostos e à cultura francesa. Já no que aos conteúdos lexicais diz respeito, foram tratadas as unidades seis, sete, oito e nove, designadamente “”Ton toit, mon toit!”, “Bien dans ton assiette!”, “En voyage” e “On se connecte”. Os conteúdos gramaticais em estudo foram a expressão da consequência e a da condição, o futuro simples e o condicional.
Em forma de conclusão, vive la langue française!!!


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe