Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Filosofia
Por Administrador (Professor), em 2014/07/09562 leram | 0 comentários | 163 gostam
No primeiro período, foram abordados os temas "Filosofia - uma resposta inicial", "Ação humana - análise e compreensão do agir" e "Análise e compreensão da experiência valorativa". Neste sentido, o trabalho desenvolvido com os alunos prendeu-se com a interpretação e análise de textos filosóficos; a realização de fichas de trabalho em aula; a construção de esquemas integradores da matéria; a visualização de documentos em Powerpoint; e a exploração de exemplos da vida quotidiana. O balanço do trabalho é positivo, uma vez que os alunos apreenderam os conteúdos e os transpuseram para situações da sua vida.
No segundo período, foram abordados os temas "Valores e cultura: a diversidade e o diálogo entre culturas", "Distinção entre intenção ética e norma moral", "A necessidade da fundamentação da moral" e "O Direito e a Política como configurações da experiência convivencial". Neste sentido, o trabalho realizado durante o segundo período prende-se, igualmente, com a interpretação e análise de textos filosóficos; a realização de fichas de trabalho em aula; a construção de esquemas integradores da matéria; a visualização de documentos em Powerpoint; a exploração de exemplos da vida quotidiana; e a visualização do filme "Crash - Colisão" (no âmbito do tema da diversidade cultural).
O terceiro período iniciou-se com a abordagem de conteúdos relacionados com o final do tema "O Direito e a Política como configurações da experiência convivencial", que estavam, inicialmente, programados para serem lecionados no segundo período. Este atraso na planificação deveu-se a um conjunto de dificuldades evidenciadas pelos alunos, relativamente a matérias anteriormente lecionadas, pelo que foram prestados esclarecimentos extra acerca desses temas. Abordou-se, também, o tema "Dimensão Estética", sendo que, no final do período, os alunos estudaram "Temas/ problemas do mundo contemporâneo". Neste sentido, o trabalho realizado prende-se, também, com a interpretação e análise de textos filosóficos; a realização de fichas de trabalho em aula; a construção de esquemas integradores da matéria; a visualização de documentos em Powerpoint; e a exploração de exemplos da vida quotidiana. Para a melhor compreensão de alguns conceitos a abordar aquando da exposição da "Dimensão Estética", foi visualizado um filme biográfico, sobre a vida e obra de um artista plástico, nomeadamente, "A Rapariga com o Brinco de Pérola". No tema "Temas/ problemas do mundo contemporâneo", os alunos realizaram, em grupo, um trabalho subordinado aos direitos humanos e à globalização; aos direitos das mulheres como direitos humanos; à responsabilidade ecológica; à manipulação e os meios de comunicação de massas; ao racismo e xenofobia, ou ao voluntariado e as novas dinâmicas da sociedade civil.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe