Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Educação Musical
Por Administrador (Professor), em 2015/01/202237 leram | 0 comentários | 244 gostam
Segundo Henry W. Longfellow, “A Música é a linguagem Universal da Humanidade”.
As artes são elementos indispensáveis no desenvolvimento da expressão pessoal, social e cultural do aluno.
A vivência artística influencia o modo como se aprende, como se comunica e como se interpretam os significados do quotidiano. Desta forma, a música contribui para o desenvolvimento de diferentes competências e reflete-se no modo como se pensa, no que se pensa e no que se produz com o pensamento.
Tendo em conta o que foi referido, as aulas de Educação Musical têm por objetivo despertar o sentido estético e o gosto pela música, vivida de uma maneira ativa, assim como contribuir para o desenvolvimento cognitivo; promover uma pedagogia da criatividade, partindo do pressuposto que todo o ser humano é ativo e original; incrementar a motivação escolar, através do desenvolvimento da criatividade e da sensibilidade; promover o enriquecimento cultural e incentivar o ensino da música; promover idas a concertos pedagógicos, peças de teatro e outras atividades artísticas, de forma a incentivar uma vivência cultural mais ativa. Neste último tópico, destaca-se a participação dos alunos, no passado dia 28 de novembro, no Workshop "Escola a cantar", promovido pela Casa da Música.
Durante o primeiro período, foram abordados os seguintes conceitos: as formas de expressão musical; o timbre; a intensidade dos sons; os instrumentos musicais; a pauta musical; a clave de sol; as notas musicais; as figuras rítmicas e as pausas.
No segundo período, debruçar-nos-emos sobre: os andamentos; a orquestra; a família de timbres da orquestra; os compassos simples; as barras; o contratempo; o ostinato rítmico e melódico; a imitação; o canône; a anacruse e a ligadura de Expressão e de Prolongação. Dedicaremos, ainda, parte deste período, para a preparação de atuações musicais, no âmbito do XII Encontro da Música e da Dança.
O terceiro período será dedicado a novos conteúdos, nomeadamente: a escala pentatónica e diatónica de Dó M; a melodia/harmonia; os agregados sonoros; os elementos repetitivos; o motivo, frase e bordão e a forma binária e ternária.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe