Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Tecnologias de Informação e Comunicação
Por Administrador (Professor), em 2015/01/20871 leram | 0 comentários | 291 gostam
Atualmente, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) são uma realidade inerente à vida de todos nós.
As TIC ajudam-nos nas atividades que realizamos: o simples arquivo de dados, o uso do correio eletrónico ou até mesmo a possibilidade de trabalho à distância. No entanto, estas, com a sua multiplicidade de conceitos, técnicas e programas, podem tornar-se num obstáculo para alguns, sendo que a inserção da disciplina no 7.º ano pretende possibilitar a todos a utilização dos recursos, estabelecendo a ponte com outras disciplinas e com o mundo atual.
No primeiro período, os alunos aprenderam a importância da utilização do computador como instrumento de informação e comunicação, identificando os antecedentes históricos das TIC e reconhecendo a sua importância no nosso dia-a-dia. Aprenderam, ainda, a conhecer as várias componentes do processador, a distinguir os vários tipos de memórias e a estabelecer a diferença entre periféricos de entrada, de saída e de entrada/saída. O funcionamento do sistema informático – computador – foi outra das temáticas abordadas, tendo por base a distinção de hardware e software, sendo que, neste último, foram apresentadas as potencialidades dos diversos tipos de programa de software existentes no mercado. Finalizamos o período com a temática da Internet, analisando vários aspetos, nomeadamente, a sua evolução histórica, a sua importância na sociedade da informação, a sua correta utilização em termos éticos (NetEtiquette), relacionando-a com a educação para a cidadania. A segurança na Internet também foi abordada e os alunos foram sensibilizados para a importância da utilização de palavras-passe (Password), da realização de cópias de segurança (Backups), da utilização de um Antivírus e da consciencialização sobre o que se pode e não pode fazer na Internet.
O segundo período irá centrar-se no programa Microsoft PowerPoint. Esta unidade temática será, essencialmente, prática, uma vez que os alunos serão convidados a executar as operações básicas, ao mesmo tempo que será realizada a demonstração do funcionamento global do software de apresentações. Serão, ainda, privilegiados os trabalhos práticos, de forma a que os alunos apliquem as técnicas de criação de uma apresentação. Ainda neste período, os alunos realizarão trabalhos para o Concurso “Escola da Minha Vida”, na modalidade de
Multimédia, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que consiste na elaboração de apresentações eletrónicas, sobre uma temática à escolha dos alunos.
O terceiro período destinar-se-á à aprendizagem do programa Microsoft Word. Os alunos aprenderão as principais ferramentas deste programa de edição de texto, com vista à criação de um documento com texto e objetos gráficos, resultante de um trabalho de pesquisa e de análise de informação obtida na Internet sobre um tema específico do currículo.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe