Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Educação Moral e Religiosa
Por Administrador (Professor), em 2015/01/20229 leram | 0 comentários | 83 gostam
A Educação Moral e Religiosa (EMR) é uma presença institucional importante no contexto escolar. O contributo desta disciplina para o desenvolvimento das crianças, dos adolescentes e dos jovens, parte do reconhecimento da “componente religiosa como fator insubstituível para o crescimento em humanidade e em liberdade”. Nesta perspetiva, ajuda a refletir e a dar respostas sobre o sentido da vida.
A Catequese e a EMR não são atividades em alternativa: “A relação entre o ensino religioso escolar e a catequese é uma relação de distinção e complementaridade”. A EMR tem uma natureza diferente da Catequese, quanto às finalidades, aos destinatários e aos conteúdos, uma vez que tem em vista a formação global do aluno, que permita o reconhecimento da sua identidade e, progressivamente, a construção de um projeto pessoal de vida. Este reconhecimento é promovido a partir do diálogo da cultura e dos saberes adquiridos nas outras disciplinas com a mensagem e os valores cristãos enraizados na tradição cultural portuguesa.
Ao longo do ano, a disciplina de EMR terá como princípios a construção e a tomada de consciência da identidade pessoal e social, a participação na vida cívica de forma livre, responsável, solidária e crítica, o respeito e a valorização da diversidade dos indivíduos e dos grupos quanto às suas pertenças e opções.
O grande objetivo do programa do 3.º ciclo do Ensino Básico é a de ajudar cada aluno a DESCOBRIR A SUA IDENTIDADE. O nono ano apresenta como objetivo ajudar os alunos a saber ESCOLHER PARA VIVER. Assim, o estudo irá incidir sobre as diferentes religiões e o compromisso assumido para a vida. As principais temáticas são: A Dignidade da Vida Humana; Deus, o grande mistério; As religiões orientais; Projeto de vida.
Todos estes temas serão abordados através da realização de inúmeras atividades dentro e fora da sala de aula, como organização de peditórios, exposições, festas e visitas de estudo.


Comentários

Escreva o seu Comentário