Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Formação Cívica 9.º ano
Por Administrador (Professor), em 2015/01/231859 leram | 0 comentários | 1108 gostam
A área curricular de Formação Cívica representa um espaço privilegiado para o desenvolvimento da educação para a cidadania, visando o desenvolvimento da consciência cívica dos alunos.
Sendo também um momento privilegiado de diálogo entre os alunos e a Diretora de Turma, estas aulas pautam-se pela troca de opiniões e pela análise da turma em relação ao decorrer do ano letivo. Desta forma, os alunos têm neste espaço a possibilidade de refletirem em relação ao comportamento, ao cumprimento de regras nos vários espaços do Colégio e ao decorrer das aulas em geral. Sendo um ano decisivo para o futuro, estes podem tirar algumas dúvidas em relação ao seu futuro e às suas opções.
Assim, e logo no primeiro período, os discentes foram sensibilizados em relação à importância das Provas de final de ciclo, a sua percentagem na nota final e a importância dos Testes Intermédios. No que diz respeito às atividades desenvolvidas, foram preparados o jantar de Halloween e o cabaz de Natal, com vista à angariação de fundos para a viagem de final de ano das turmas. Assim, foram trabalhadas, ao longo do primeiro período, especificamente as regras inerentes ao trabalho cooperativo, como a distribuição de tarefas, o diálogo, a responsabilidade e o respeito mútuo na execução das mesmas. De igual forma, no âmbito do projeto do Serviço de Psicologia e Orientação, "À conversa com...", os alunos contactaram com vários profissionais, iniciativa que terá lugar no decorrer de todo o ano. Já no segundo período, começarão a escrever as dedicatórias e a página pessoal para o livro de curso. Como esta área tem igualmente como função o desenvolvimento de cidadãos responsáveis e com valores definidos, irão ainda abordar temáticas como a "Educação financeira", refletindo, por exemplo, sobre as dificuldades na gestão de um orçamento familiar. No terceiro período, para além da "Educação para os media", trabalhar-se-á a gestão de stress para as Provas Finais.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe