Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Tempo de Direção de Ano
Por Administrador (Professor), em 2015/01/23247 leram | 0 comentários | 86 gostam
O Tempo de Direção de Ano é uma disciplina que visa promover o encontro entre os alunos e a diretora de turma, para dialogar sobre diversos temas.
Nas sessões de TDA do 11.º ano, privilegiou-se o bom comportamento no contexto escolar; incutiu-se o respeito pelos direitos e pelos deveres dos alunos; fomentou-se a empatia na sala de aula, desenvolveu-se a autoestima; responsabilizaram-se os alunos para o cumprimento de prazos e para a importância da organização pessoal; desenvolveu-se o gosto pelo estudo; e incutiu-se a responsabilidade face a um estudo regular. Até ao momento, os alunos têm demonstrado empenho e interesse nas atividades realizadas e responsabilidade para o estudo regular e para a preparação dos Exames Nacionais. Realizaram-se, também, debates alusivos ao tema Violência no Namoro. Neste âmbito, houve uma palestra, com um elemento da Guarda Nacional Republicana, na qual se debateram questões como o conceito de violência e as atitudes a ter em consideração numa relação violenta.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de assistir a uma sessão dinamizada pela estagiária Fang Er, subordinada ao tema diferenças entre Portugal e a China. Todas as atividades tiveram um balanço positivo, uma vez que os alunos revelaram entusiasmo e empenho na realização das mesmas.
Por outro lado, deu-se início ao conjunto de palestras “À conversa com…”, nas quais um profissional de diferentes áreas discute com os alunos aspetos ligados à sua profissão e aos cursos superiores frequentados. Neste primeiro período, recebemos um profissional da área da Medicina Dentária.
Adicionalmente, num período quinzenal, estão a ser dinamizadas sessões com uma representante da associação União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR), Dr.ª Ana Guerreiro, em que se discutem assuntos da atualidade, como os Direitos Humanos.
Todas estas atividades terão continuidade no segundo e terceiro períodos, contribuindo, assim, para a formação pessoal e profissional dos nossos alunos.
Contaremos, ainda, com a colaboração da psicóloga Isabel Ribeiro, do Serviço de Psicologia e Orientação, no sentido de dinamizar atividades, com o objetivo de mobilizar os alunos para a atualização do investimento na exploração de possíveis cenários futuros associados à frequência de um Curso do Ensino Superior. No próximo período, será dada continuidade a esta intervenção, incluindo-se ainda o objetivo de apoiar os alunos na aplicação de estratégias promotoras de uma resposta positiva e funcional, em termos da gestão de ansiedade/stress e do desenvolvimento de métodos de estudo eficientes face às exigências inerentes à realização de Exames Nacionais.


Comentários

Escreva o seu Comentário