Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Tempo de Direção de Ano
Por Administrador (Professor), em 2015/01/23833 leram | 0 comentários | 239 gostam
As sessões de Tempo de Direção de Ano, no 12.º ano, pretendem promover um encontro mais próximo entre os alunos e o Diretor de Turma.
Neste primeiro período, privilegiou-se o bom comportamento no contexto escolar, elucidando os alunos sobre a importância dos seus deveres e direitos. Procurou-se, igualmente, responsabilizar os mesmos pelo cumprimento dos prazos e, consequentemente, para a importância da organização pessoal e do estudo regular para a obtenção de sucesso escolar e para a preparação dos Exames Nacionais. Por outro lado, pretendeu-se fomentar a empatia na sala de aula e desenvolver a autoestima, como princípio fundamental para a competência pessoal. Foi, igualmente, abordado o tema do Livro de Curso, no sentido de explicar aos alunos o seu processo de construção e as tarefas que tinham de realizar.
No próximo período, contaremos com a colaboração da psicóloga Isabel Ribeiro, do Serviço de Psicologia e Orientação, e a dinamização da atividade “À conversa com…”, com o objetivo de mobilizar os alunos para a atualização do investimento na exploração de possíveis cenários futuros associados à frequência de um Curso do Ensino Superior, assim como, apoiar a aplicação de estratégias promotoras de uma resposta positiva e funcional, em termos da gestão de ansiedade/stress face às exigências inerentes à realização de Exames Nacionais. Adicionalmente, procurar-se-á apoiar os alunos no processo de exploração vocacional, no sentido de os mobilizar para a definição de objetivos em termos de classificações a alcançar e na definição de um leque de opções de cursos para a candidatura ao Ensino Superior.
Ao longo do ano, serão abordadas, paralelamente, temáticas da atualidade e de senso comum tão variadas como os valores sociais, a competitividade, o individualismo, o respeito pelo outro, a responsabilidade, a insegurança, entre muitos outros.
Pretende-se que estes 45 minutos semanais possam sempre resultar num espaço de abertura e de debate, elementos essenciais para o bom funcionamento de todo o processo de ensino-aprendizagem.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe