Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Tecnologias da Informação e Comunicação
Por Administrador (Professor), em 2015/01/23801 leram | 0 comentários | 258 gostam
A disciplina de TIC do 8.º ano de escolaridade surge como uma continuação do 7.º ano, sendo de caráter prático.
Os domínios de conhecimento e de prática desta disciplina centram-se na informação, na produção e na comunicação e colaboração. O domínio da segurança é abordado de forma transversal nos outros domínios. Os alunos devem ser, desde o seu primeiro momento, nas aulas desta disciplina, utilizadores ativos dos computadores, das redes e da Internet.
No 1.º período, os alunos abordaram os seguintes temas: conhecimento e utilização adequada e segura de diferentes tipos de ferramentas de comunicação e colaboração em rede, pesquisa e análise de informação e gestão da informação. Ainda nesse período, os alunos deram início à elaboração dos trabalhos para o Concurso “Escola da Minha Vida”, na modalidade de Multimédia, promovido pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim, que consiste na elaboração de apresentações eletrónicas, sobre uma temática à escolha dos alunos. Estes trabalhos serão terminados no início do 2.º período.
O 2.º período destinar-se-á à continuação da aprendizagem do programa Microsoft Excel, iniciado no 7.º ano. Desta forma, pretende-se planear um projeto que envolva a recolha de dados e o seu tratamento estatístico, provenientes de inquéritos, bases de dados ou outras fontes (digitais ou analógicas). Posteriormente, proceder-se-á à sua apresentação. Será, também, referida a introdução e manipulação de dados numa folha de cálculo, a edição e a formatação adequada das células e dos dados de uma tabela, a utilização de fórmulas com cálculos aritméticos simples e as funções para processamento de dados que respondam às necessidades do projeto, a criação de gráficos simples, a partir dos dados inseridos nas células, adequados à situação, a integração de tabelas e de gráficos obtidos, no âmbito do projeto em curso, numa apresentação multimédia ou num documento de texto ou hipertexto.
O 3.º período destinar-se-á à criação de uma aplicação multimédia, com base num projeto (interdisciplinar), utilizando as funcionalidades elementares de uma ferramenta de edição e de produção de vídeos.


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe