Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Correntes D’Escritas
Por Administrador (Professor), em 2015/04/271244 leram | 0 comentários | 932 gostam
Entre 25 e 28 de fevereiro, no concelho da Póvoa de Varzim, realizou-se a XVI edição do Correntes D’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica, dirigido a todos aqueles que gostam de ler e que se interessam pela literatura. No evento, estiveram presentes cerca de meia centena de escritores, de críticos, de professores universitários, de editores, de tradutores e de jornalistas, portugueses, africanos, brasileiros, espanhóis e de outros países da América Latina, que se reuniram para contactarem diretamente com o público e para refletirem acerca do papel do escritor na sociedade e da relação entre a literatura e as outras formas de arte.
Para além destas sessões de reflexão, decorreram outras atividades paralelas, como foi o caso dos encontros de escritores com jovens estudantes do 9.º ano e do ensino Secundário. Neste sentido, no dia 26 de fevereiro, pelas 10h30, o Colégio de Amorim contou com a presença dos escritores Andrea Zamorano e Bruno Vieira Amaral, que, num registo de proximidade e de familiaridade, falaram dos seus livros, dando também a conhecer o seu lado mais pessoal e estreitando a relação entre os leitores e os escritores.
Andréa Zamorano nasceu no Rio de Janeiro e vive há tantos anos em Portugal quantos os que viveu no Brasil. Cursou Língua e Literatura Portuguesas na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Estudos Portugueses na Universidade Nova de Lisboa. Frequentou o mestrado de Literatura Comparada na Universidade Clássica. Tendo trabalhado na área de Comunicação Empresarial em diferentes multinacionais, é atualmente proprietária de vários restaurantes, entre os quais, a famosa Hamburgueria Gourmet – Café do Rio. A Casa das Rosas é o seu primeiro romance.
Bruno Vieira Amaral nasceu em 1978 e licenciou-se em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE. Em 2002, uma temerária incursão pela poesia valeu-lhe ser selecionado para a Mostra Nacional de Jovens Criadores. Colaborou no DN Jovem, na revista Atlântico e no jornal i. É crítico literário, tradutor e autor do Guia para 50 Personagens da Ficção Portuguesa e do blogue Circo da Lama. O seu primeiro romance, As Primeiras Coisas, foi distinguido com o prémio Livro do Ano da revista Time Out Lisboa, Prémio Literário Fernando Namora e com o Prémio Narrativa do PEN Clube. É editor-adjunto da revista LER e assessor de comunicação das editoras do Grupo Bertrand Círculo.
Esta iniciativa do Pelouro da Cultura da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim é de louvar e é com grande prazer que o Colégio a acolhe todos os anos!

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe