Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Catequese do 6.º ano
Por Administrador (Professor), em 2015/04/27483 leram | 0 comentários | 340 gostam
O 6.º ano de catequese encontra-se inserido na II etapa do percurso catequético, designado por “A vida na fé”. Esta etapa apresenta como objetivo levar cada jovem não só a um contacto com Jesus, mas a uma relação mais íntima, com o Pai, o Filho e o Espírito Santo, de forma a começarem a perceber qual a importância da Fé na sua vida.
Constitui, igualmente, o último ano da catequese da infância, cujo ponto culminante será a Festa da Fé, que se realizará no próximo dia 30 de maio, em que cada jovem proclamará a fé do seu Batismo.
A catequese do 6.º ano é apresentada de acordo com o modo como Jesus formava os discípulos: deu-lhes a conhecer as várias dimensões do reino de Deus, ensinou-os a rezar, transmitiu-lhes atitudes evangélicas e deu-lhes uma missão. É precisamente este o método que tem sido seguido, desenvolvendo nos jovens o desejo de professar, celebrar, viver e rezar a sua fé, esperando que um dia se possa concretizar neles o que se concretizou com S. Paulo “Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim”.
Desta forma, e com base no catecismo deste ano, “Creio em Jesus Cristo”, os jovens conheceram, globalmente, a História do Povo de Deus com maior incidência no Novo Testamento. Descobriram na vida de Jesus e dos cristãos o caminho das Bem-Aventuranças, a verdadeira felicidade, como nova forma de realização da Aliança com Deus. Abordaram, igualmente, a Igreja de Jesus Cristo, que somos nós, como o Novo Povo, no qual Deus continua a manifestar e a realizar o Seu Projeto.
Este ano catequético pretende que os jovens tomem consciência da sua vocação cristã, iniciada no dia do nosso Batismo, e da necessidade de ir respondendo aos apelos que Deus nos faz, em cada fase da vida, comprometendo-se a seguir Jesus Cristo, com os seus talentos e a assumir a missão que Ele tem para cada um de nós.


Comentários

Escreva o seu Comentário