Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Visita ao Museu Papel Moeda
Por Administrador (Professor), em 2015/05/07906 leram | 0 comentários | 216 gostam
A visita dos alunos do 10.º ano, do Curso de Ciências Socioeconómicas, ao Museu do Papel Moeda, na Fundação Dr. António Cupertino de Miranda, no Porto, realizou-se no âmbito da disciplina de Economia A, na unidade “Comércio e Moeda”, e serviu de mote a uma aula diferente, cativante e divertida sobre a “história do dinheiro e do papel fiduciário em Portugal”, para além de ter permitido aos alunos conhecerem o notável espólio do museu, que abrange diversas coleções.
Chegados à Fundação, os alunos entraram num “cofre”, onde assistiram a um filme sobre a história do aparecimento da moeda. Depois, estes seguiram para a exposição física do Museu, onde visualizaram títulos e meios de pagamento materializado, bem como conheceram factos interessantes, relacionados com a história do Banco de Portugal. Apreciaram a mais completa coleção de cédulas que há em Portugal, bem como se deliciaram com todas as emissões do papel moeda que se fizeram, quer para Portugal, quer para as ex-colónias e, sem dúvida, perceberam que o dinheiro deve ser reconhecido como um testemunho do património e da identidade portuguesa. Também ouviram histórias mirabolantes, como a de um sujeito importante da Índia que se deslocou a Portugal unicamente para observar uma nota por cinco minutos, ou a do Alves Reis, português, e conhecido por efetuar a maior burla alguma vez conhecida na História. 
O balanço da visita foi considerado francamente positivo, na medida em que contribuiu para alargar os conhecimentos práticos dos alunos, constituindo uma mais-valia para o seu futuro académico e profissional.

Mais Imagens:

Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe