Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Português
Por Administrador (Professor), em 2013/07/121553 leram | 0 comentários | 230 gostam
Os alunos, no 10º ano, abordaram cinco módulos: textos do domínio transacional; textos de caráter autobiográfico e Camões lírico; textos expressivos e criativos de poetas portugueses do séc. XX; textos dos média e contos de autores do séc. XX.
Relativamente ao primeiro módulo, abordado no início do 1.º período, os alunos contactaram com diversos textos importantes para as vivências futuras: conheceram a estrutura e realizaram cartas de reclamação, relatórios, declarações, regulamentos, requerimentos, entre outros.
Em seguida, foram abordados alguns textos de caráter autobiográfico, como memórias, diários, cartas, biografias, seguidos do estudo de poemas de Camões, também eles maioritariamente de cariz autobiográfico. Deste modo, conheceram uma nova faceta de Camões, dado que, no ano transato, tinham contactado com Camões épico, aquando da leitura d’ “Os Lusíadas”. Foram lidos e analisados diversos poemas, alguns já bem conhecidos.
Posteriormente, e continuando com o estudo do texto lírico, estudaram diversos poetas contemporâneos: Eugénio de Andrade, António Gedeão, Alexandre O’Neill, António Ramos Rosa, Miguel Torga, José Régio, Manuel Alegre, Sophia de Mello Breyner, entre muitos outros.
No final do 2.º período, e no âmbito do estudo da sequência “Textos do media”, os alunos tiveram a oportunidade de contactar com as tipologias textuais diversas, como notícias, entrevistas, crónicas, críticas e reportagens.
Finalmente, leram e comentaram diversos contos de autores da atualidade, entre eles “Sentado no deserto”, de Luísa Costa Gomes; “O quarto anjo”, de José Eduardo Agualusa; “Os vizinhos”, de Mia Couto; “Nós, aqui por entre o fumo”, de José Cardoso Pires; “O homem que plantava árvores”, de Jean Giono e “A sétima casa”, de Pedro Manuel Calvete, refletindo sobre as categorias da narrativa.
Para o ano, haverá mais autores que, certamente, deixarão os alunos a pensar acerca do papel da Literatura no seu dia a dia.

Realizado por: Prof. Cristina Pereira


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe