Informativo
Informativo do Colégio de Amorim
Pesquisa

Matemática
Por Administrador (Professor), em 2013/07/12528 leram | 0 comentários | 152 gostam
A palavra "Matemática" tem origem na palavra grega "máthema" que significa Ciência, conhecimento ou aprendizagem, derivando daí "mathematikós", que significa o prazer de aprender.
Sendo uma linguagem universal, a Matemática oferece-nos um conjunto singular de ferramentas poderosas para compreender e mudar o mundo. Estas ferramentas são o raciocínio lógico, técnicas de resolução de problemas e a capacidade de pensar em termos abstratos.
É uma construção abstrata em que as suas noções fundamentais têm origem na perceção humana. Desde a noção de número às noções geométricas, estabeleceu-se, desde muito cedo, a independência da noção abstrata face à sua utilização prática. As ideias matemáticas passaram a ter uma existência própria e a universalidade da sua manipulação formal mostrou rapidamente vantagens.
Como tal, a disciplina de Matemática no ensino básico deve contribuir para o desenvolvimento pessoal do aluno, deve proporcionar a formação matemática necessária a outras disciplinas e ao prosseguimento dos estudos em outras áreas e na própria Matemática e deve contribuir, também, para sua plena realização na participação e desempenho sociais e na aprendizagem ao longo da vida.
Assim sendo, os alunos trabalharão os seguintes temas: Números e Operações, Geometria, Álgebra e Organização e tratamento de dados.
No 6.º ano, na disciplina de Matemática, os alunos aprenderam as Isometrias, os Números Racionais não negativos, as Relações e regularidades, os Volumes, a Representação e a Interpretação de dados e os Números Inteiros. O sexto ano apresenta especial importância, dado que, no final do ano os alunos realizarão uma Prova Final de Ciclo, que abordará os conteúdos de ciclo.

Realizado por: Prof. Francisca Caixeiro


Comentários

Escreva o seu Comentário
 




Top Artigos: Amor de Mãe